Vamos fazer o #chatuspadasana , a prancha, corretamente?!
CERTO:
Os quadris ficam encaixados com leve retroversão, atenuando a curvatura lombar e utilizando os músculos do core (abdominais, lombares, assoalho pélvico e glúteos) de forma equilibrada. Palmas das mãos apoiadas no solo na largura dos ombros. Distribuir o peso em toda a palma da mão, até a ponta dos dedos, como se agarrasse o solo, formando uma pequena concavidade no meio das palmas. O peitoral deve estar ativo também, para isso você deve ampliar a distância entre os ombros e e entre as escápulas.
ERRADO:
A musculatura do core não está ativa o suficiente para suportar o peso do corpo, então surge uma hiperextensão lombar e uma sobrecarga nos ombros que, com a insistência do erro, pode lesionar SIM. Colocar o peso só em uma parte das mãos. Fechar ou abrir demais as escápulas. Ombros colados nas orelhas.
PORQUE ISSO ACONTECE?
Essa ausência da ativação da musculatura correta pode acontecer pelo desenvolvimento desequilibrado da força na região (ex.: muita força abdominal e pouca lombar), por falta de força geral no core, por fraqueza na articulação dos punhos ou ainda falta de consciência corporal.
VARIAÇÕES MAIS SIMPLES:
Coloque os joelhos no chão, o que facilita muito a execução correta. É mais válido fazer uma variação mais simples e ir construindo a força aos poucos.
DORES NOS PUNHOS:
Faça com os antebraços apoiados no chão.