Os cinco maiores benefícios do yoga
Se eu precisasse resumir em uma lista os cinco principais benefícios do yoga, eu diria que pessoas que praticam yoga regularmente possuem mais:
1. Equilíbrio emocional
2. Saúde física
3. Força e foco mental
4. Alinhamento energético
5. Plenitude espiritual
O yoga possui um acervo de técnicas milenares que se praticadas com disciplina produzem efeitos incríveis em todas as áreas da nossa vida. É a combinação de técnicas como os pranayamas, que visam reeducar a respiração e a expansão da energia vital; os asanas, que são as posturas físicas que desenvolvem força, flexibilidade e consciência corporal; o yoganidra, que é a técnica de relaxamento e a meditação; que produzem os benefícios do yoga.
Existem diferentes linhas de yoga, não existe uma melhor do que a outra, existe sim aquela que funciona pra você. Mas todas nos levam para um mesmo lugar: o caminho do autoconhecimento. E todas concordam que é prática disciplinada que vai te levar a conquista dos seus objetivos.
No meio desse caminho você vai colhendo todos aqueles benefícios citados acima. E eles estão disponíveis para pessoas comuns como eu e você, não precisa ser um monge budista ou um sadhu, que vive isolado nas montanhas do Himalaya.
O que você precisa é tornar a prática um hábito. Mesmo que você pratique apenas alguns minutinhos diários, isso vai fazer diferença na sua vida. Leia aqui 4 dicas para tornar a prática de yoga um hábito.
De todos os benefícios citados acima, talvez os dois últimos possam gerar mais dúvidas ou questionamentos, os outros três são mais claros e evidentes para todos nós, até por estarem mais ligados ao corpo físico e psico-emocional que nos são mais familiares.
Pense no seu corpo como uma casa que nesse momento está abrigando a sua vida neste planeta. A estrutura física da casa é o seu corpo físico. Para acender as luzes desta casa você precisa ligar a energia elétrica, que vai passar por uma série de tubos e fios até chegar as lâmpadas e tomadas. Qualquer problema no meio do caminho pode gerar um curto circuito.
Da mesma forma para levar energia para o nosso corpo físico, temos que alimentá-lo de energia biológica, que no yoga chamamos de prána. O prána está presente em tudo o que é vivo. Por isso a qualidade e quantidade de água, de alimentos que ingerimos e do ar que respiramos, tem influência em nossa saúde
Existe uma série de canais por onde esse prana circula em nosso corpo e existem também os centros de distribuição de energia que são os chakras. Imagine se um tubo da rede de encanamento da sua casa estiver entupido, o que acontece? A água não escoa. Da mesma forma, se estes canais energéticos, as nadis, estiverem obstruídos, a energia não flui.
Alimentos, pensamentos e emoções tóxicas geram obstruções nestes canais, impedindo que a energia vital possa fluir livremente. A prática do yoga trabalha para liberar, limpar e desobstruir esses caminhos. Além de bombear mais energia para o corpo e ativar o seu poder criativo. Tudo isso promove o alinhamento energético.
Mas afinal o que é esse ser que habita essa casa? Somos o nosso corpo físico, somos o corpo energético, somos a nossas emoções, os nossos pensamentos? O yoga nos leva justamente a essa descoberta, nos leva pelo caminho do autoconhecimento.
Muitas pessoas acreditam que nós somos a nossa mente. No yoga entendemos que a mente são as emoções, sentimentos e pensamentos; e que estes são alimentados pelos cinco sentidos, que é como percebemos o mundo a nossa volta.
Mas nós somos a consciência por detrás da nossa mente. A meditação nos ensina isso, a não se identificar com as emoções ou pensamentos criados pela nossa mente.
E isso se dá pela experiência da prática meditativa, é algo que não podemos compreender com a nossa mente, pois a consciência está acima dela, é preciso vivenciar, experimentar o estado de liberdade, união e iluminação. Libertação das ilusões criadas pela nossa mente; união com a sua essência que é paz, amor, bem-aventurança e energia suprema; e a consequente iluminação. Trilhar esse caminho nos leva a plenitude espiritual.