O que é o Yôga?
Yôga é um termo sânscrito que significa união, integração. É uma filosofia de vida prática que surgiu há mais de cinco mil anos, na Índia. Shiva, é o nome atribuído ao criador desta prática milenar, que visa conduzir o indivíduo a um estado de iluminação, de autoconhecimento.
Patañjali, o sistematizador do Yôga Clássico, em seu famoso livro Yôga Sútra, define esta filosofia como: “Yôga é a supressão das instabilidades da consciência.”
Outra definição que abraça todas as linhas e que é bem técnica, foi cunhada pelo escritor DeRose, sistematizador do SwáSthya Yôga, ele afirma: Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi.
Então não é uma dança, uma ginástica, uma terapia, uma religião?! Não. Embora seus movimentos e posições físicas lembrem uma dança, a prática possa mantê-lo em boa forma física, emocional e mental e também seja um caminho para desenvolver a espiritualidade, ainda assim yôga é outra coisa.
É um caminho, uma forma de levar a vida, que preconiza a saúde física, emocional e mental, que valoriza os relacionamentos. Se sua definição é união, o yôgin deve buscar integração com quem ele é verdadeiramente, com a natureza, com as pessoas, os animais e todos os seres vivos.