SUAS DORES: você tem um grande amigo e ainda não o conhece bem!
Quase todas as profissões produzem desgaste na nossa máquina, o nosso corpo. Não importa se você trabalha no escritório sentado na frente do computador, se você é dentista e se curva sobre o paciente, se é agricultor ou jardineiro. Todas as profissões tem seus movimentos e esforços repetitivos e mais cedo ou mais tarde vão produzir algum tipo de desvio postural, inflamações nos tendões ou articulações, irão produzir DOR.
E na verdade a dor é uma benção, é uma mensagem do seu corpo para lhe mostrar que algum problema está acontecendo. Nós não deveríamos nos submeter a tantas horas sentados a frente do computador, isso certamente vai gerar dores nas costas. É o seu cérebro lhe sugerindo para remover o estímulo doloroso. Nesse momento você deveria se levantar e caminhar até o banheiro, tomar um copo de água, tomar ar fresco ou fazer alguns alongamentos.
Mas o que a maioria das pessoas faz? Não ouve os recados do corpo e continua ali sentado. E pior do que isso, levando uma vida totalmente sedentária. E não preciso nem falar que tem um monte de coisas que você pode fazer sem gastar dinheiro nenhum ou com pouco investimento: caminhar, subir escadas, pular corda, andar de bicicleta…
Pense que o seu corpo é como um carro, se você não usar ele estraga, se usar sem fazer manutenção também. E quando a fonte dessas dores ou lesões é o esporte ou a atividade física? Pessoas ativas que praticam esportes regularmente, pedem pra morrer se você disser a elas que não podem mais surfar, correr, nadar ou qualquer outra coisa.
Em ambos os casos, sejam dores causadas por esforço repetitivo ou por excessos na atividade física, precisamos trabalhar para prevenir lesões. O Yôga é uma excelente ferramenta para isso. Para equilibrar força, flexibilidade e resistência. Para desenvolver consciência na respiração, aprender a ouvir o corpo, respeitar a dor.
Lembre-se, se você insistir em não ouvir os recados do seu corpo, você é um sério candidato a desenvolver hérnias de disco, artrose, desgastes dos discos vertebrais, músculos estirados, tendinites. Fazendo isso sistematicamente, o seu sistema nervoso irá guardar memórias de dor, medo e ansiedade. E é claro que isso não é bom. No Yôga queremos liberar o corpo, remover dele os padrões, condicionamentos e memórias negativas.
Cuide da sua estrutra física e você certamente vai observar uma mudança da sua postura perante a vida!