top of page

Porque respirar bem pode mudar a sua vida...


pranayama e emoções

Há séculos a respiração vem sendo utilizada por diferentes tradições orientais como veículo de expansão da consciência e uma forma de nos mantermos saudáveis. Podemos conscientemente mudar nossa química, percepção e atitude pela mudança da taxa, profundidade e ritmo de nossa respiração. Não há dúvidas que o uso da respiração melhora nossa saúde, estado emocional e claridade mental. E o melhor de tudo é uma habilidade acessível a todos. Você não paga nada para respirar!


Os efeitos positivos de uma respiração consciente são muitos. Algumas autoridades dizem que 75% das toxinas que recebemos diariamente são liberadas através da respiração. Além disso, todas as vezes que sentimos medo ou que nos assustamos, o diafragma se retrai e ao longo dos anos vai acumulando esta carga. Uma respiração profunda e completa, massageia e tonifica os órgãos internos e os músculos abdominais, promove o relaxamento do diafragma, liberando as tensões emocionais.


Em nossa cultura, a grande maioria das pessoas tem uma respiração restrita e limitada. Utilizam cerca de 10% da sua capacidade pulmonar. Fisicamente, estão se privando de um componente da energia de força vital, o prána. O ar está carregado de prána, quando respiramos absorvemos mais do que o simples oxigênio. Nossas fontes de reabastecimento prânico são o ar, a água, os alimentos. Destes a respiração é o mais importante, afinal sem alimento podemos sobreviver por semanas, sem água por alguns dias, mas sem ar não mais do que alguns minutos.


O pránáyáma é a técnica do yôga que visa a expansão da energia vital. Ela nos ensina a respirar profunda e ritmicamente, a utilizar mentalizações e a canalizar o fluxo da energia vital em nosso corpo. Também é a ferramenta que nos permite acessar conteúdos do nosso subconsciente, onde os traumas mentais e emocionais são armazenados.


Sentimentos represados que estavam armazenados na mente subconsciente e no corpo etérico, podem ser liberados através do exercício de uma respiração consciente. Manter esses sentimentos represados, literalmente requer uma tremenda quantidade da nossa energia e cria tensões crônicas em nosso corpo.


Através da respiração podemos acessar nossas emoções e pensamentos, eles estão interligados. Se as emoções e a mente são vinculadas ao fluxo respiratório, quando pararmos de respirar temporariamente, nas retenções com ar ou sem ar, o fluxo das emoções e do pensamento também param. Manifestando estados superiores de consciência e o conhecimento completo de si mesmo e da natureza. Existem pránáyámas que envolvem a retenção do alento.


Uma respiração consciente, profunda e ritmada tem inúmeros efeitos:


  • aumenta a quantidade e qualidade da nossa energia biológica,

  • nos permite administrar melhor as emoções

  • e mantém a mente clara e serena.

Ou seja, a medida que as energias da força vital, o prána, entram no corpo, suas frequências vibracionais aumentam, as emoções são elevadas e um senso de bem-estar prevalece.


Vale relembrar que sempre que você se transforma, que eleva a qualidade da sua energia e passa a agir de forma diferenciada, mais amorosa e assertiva, você manifesta influencia positivamente o mundo a sua volta. Respirar bem, é viver melhor!

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Instagram - Black Circle
bottom of page