top of page

Os 7 principais erros sobre alimenatação não-carnívora

Hoje no nosso curso de aprofundamento filosófico fiquei responsável por ministrar a matéria sobre o nosso sistema alimentar. Cada dia mais pessoas adotam uma alimentação livre de carnes, ou ao menos estão empenhadas em reduzir o seu consumo, e já são muitos os que simpatizam com esta dieta.


Ainda tem muita desinformação por aí sobre o que o vegetariano come. Preparei uma lista com os 7 principais enganos a respeito desta alimentação:


1. Vegetariano é quem não come carnes. Nem vermelha, nem branca, nem cinza, nem azul. Carne alguma. É só isso.




2. Vegetariano não como só salada. Come pratos quentes deliciosos, sim senhor.


3. Para ser vegetariano não precisa comer soja. A não ser que você queira comer, mas é desnecessária.


4. Não consumimos somente produtos integrais.


5. Sim comemos açúcar, doces, chocolates e refrigerantes. Afinal não é porque você não come carnes que necessariamente tenha uma alimentação saudável. Isso é uma escolha sua, que vai afetar o seu corpo e saúde. Já a ingestão de carnes afeta os animais, o meio ambiente e a sociedade como um todo.


6. Tofu, missô e shoyu não fazem parte da culinária vegetariana e sim da cozinha japonesa.


7. E as proteínas? A suposta falta de proteínas é um mito. Praticamente tudo o que ingerimos contém proteínas, os aminoácidos essenciais são encontrados nos vegetais em geral. Nessa matéria você vai encontrar 11 alimentos vegetarianos que são boas fontes de proteína.


Me tornei vegetariana há mais de dez anos. Alguns meses após começar a praticar yôga. E agora? Preciso parar de comer o meu bifinho para praticar? Você não precisa nada, ninguém é obrigado a nada.


Todos os esportes, profissões tem uma alimentação específica. As necessidades nutricionais de um nadador são diferentes de um jogador de futebol. Assim como um trabalhador braçal precisa se alimentar de uma forma diferente da de um executivo.


Portanto, sim, existe uma alimentação ideal para quem leva o yôga á sério. E essa alimentação é o vegetarianismo, mais especificamente ovo-lacto-vegetarianismo. Uma alimentação livre de toxinas sejam elas provenientes das carnes, do álcool, das drogas ou do fumo. A intenção é manter o seu corpo limpo, para que a bioenergia, o prána, possa fluir livremente pelo seu organismo.


Se você está praticando uma filosofia de vida que se traduz por união, por integração consigo mesmo, com as pessoas, com a natureza, é incoerente você se alimentar de animais mortos.




Eu escolhi parar de comer carnes por levar á sério a minha prática e quanto mais eu fui me informando sobre o assunto como o impacto sócio ambiental, o sofrimento dos animais, percebi que fiz a escolha certa em todos os sentidos.


Não vou entrar na questão de sermos uma espécie herbívora, onívora ou carnívora. Encontrei um texto muito bom que fala sobre o assunto:


A questão principal é que chegamos num estágio da nossa evolução como espécie em que não precisamos mais comer carnes, um dia lá no passado isso se fez necessário, quando por um incidente climático fomos obrigados a descer das árvores e virar coletores.


Pelo contrário, atualmente acredito que para continuarmos evoluindo como espécie precisamos sim adotar uma dieta vegetariana, pois hoje comer carnes é uma desvantagem evolutiva, já que o seu consumo está associado à maior incidência de doenças (como o câncer de cólon) e a ocupação menos sustentável da terra.


Alguns vídeos onde você poderá buscar mais informações:


Instituto Nina Rosa / A carne é fraca:

Duração: 53 minutos


Os humanos são naturalmente vegetarianos?

Essa é uma animação onde um porco fala sobre as diferenças biológicas entre os animais carnívores e não carnívoros. É interessante.

Duração: 5 minutos.



Comments


  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Instagram - Black Circle
bottom of page