O que faz uma vida feliz?
O que mantém as pessoas felizes e saudáveis ao longo da vida? Riqueza, fama, trabalhar cada vez mais, beleza... Um estudo realizado com pessoas durante 75 anos demonstrou que são as boas relações que nos mantém mais felizes e saudáveis.
Não é quanto dinheiro você acumulou, nem quão famoso você foi, mas sim como viveu a sua vida, como se relacionou intimamente com as pessoas.
Viver só, sem estabelecer vínculos afetivos, familiares e com a comunidade, faz a pessoa adoecer e até morrer. Torna mais difícil suportar dores físicas e contribui para perda de memória, apontou o estudo.
Já o contrário, aqueles que cultivaram vínculos com as pessoas, que tiveram maior grau de satisfação em seus relacionamentos passaram pela vida e envelheceram com mais saúde e mais felizes.
É claro que você pode sentir-se solitário em meio a uma multidão ou em um casamento. O que vale mesmo não é a quantidade de amigos que você tem, mas sim a qualidade destas relações.
Somos humanos, cada um com a sua personalidade e sua individualidade. Embora o que nos diferencie dos outros animais é ter um cérebro mais desenvolvido, ter a capacidade de pensar, nossas atitudes e decisões são quase sempre pautadas no plano emocional. Elas são tomadas no calor das emoções. E isso nos reduz a seres instintivos. Animais que reagem emocionalmente ao invés de agir de forma consciente.
A arte de bem viver está em saber lidar com isso, em lapidar o seu ego, educar o seu emocional, reprogramar a sua mente. Aprender a não reagir de forma agressiva a uma crítica. Não é para ser fingido ou hipócrita, mas você pode escolher como você vai se comportar, pode escolher responder de forma educada, amorosa e elegante.
Por exemplo, se o seu casamento está cheio de conflitos, se já se tornou uma relação tóxica, você pode escolher seguir vivendo uma vida de confrontos ou escolher se divorciar. Provavelmente a segunda opção bem conduzida, irá trazer a todos os envolvidos mais felicidade.
Relacionamentos, de todos os tipos, são conturbados e complicados. No entanto, se você quer realmente cultivar boas relações, saiba que isso será para sempre. A dedicação e o apoio mútuo nos relacionamentos é o que irá consolidá-los.
O que dedicação e apoio significam para você? Podem significar várias coisas, passar menos tempo no computador e mais tempo com as pessoas; trazer algo novo para uma relação que já estava meio adormecida como, por exemplo, longos passeios ou uma saída à noite; mais conversas olhos nos olhos com a disposição de escutar e descobrir as histórias das pessoas, dividir experiências, ajudar cada vez mais gente a refletir e se libertar de seus medos e culpas.
Não existe receita de bolo para a plenitude. Mas se podemos escolher uma coisa para investir o nosso tempo e a nossa energia de vida é em aumentar o grau de satisfação nos relacionamentos!
Neste vídeo do TED, o psiquiatra Robert Waldinger, relata as lições sobre felicidade que os cientistas obtiveram com ao acompanhar alguns octuagenários ao longo da vida: