Sobre um trabalho com significado e o aprendizado de fazer escolhas mais acertadas.
Você também está buscando um trabalho que lhe realize? Quem já não passou por isso, não é mesmo?! Momentos de dúvidas, de indecisão, onde você fica paralisado, sem saber pra onde vai. Algumas pessoas chegam até a adoecer. Alguém se identificou?!
Fazemos escolhas o tempo todo: o que comer, o que vestir, ir a praia ou ao campo, Europa ou EUA nas férias, isto ou aquilo. Mesmo com relação a estas pequenas escolhas do cotidiano algumas pessoas são muito indecisas.
Agora imagina quando você precisa fazer uma escolha importante do tipo profissão, namorado, etc. Confesso que eu era daquelas que ficava doente, até labirintite eu já tive num desses momentos. Queria que o mundo parasse de girar, pra eu descer.
Em algum momento da vida, me dei conta de que:
- Queridinha, o mudo não vai parar pra você tomar uma decisão!
Fui aprendendo a fazer escolhas mais acertadas e no final deste texto vou compartilhar com vocês algumas coisas que me ajudaram a adquirir esse aprendizado. Antes, se você quiser saber, vou lhe contar como eu encontrei um trabalho que me realiza!
Uma vida com significado, eu queria muito isso! Sou formada em Sistemas de Informação, pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, mas acredito que só consegui concluir a faculdade porque morava em Florianópolis, perto da praia... Estava mais preocupada em curtir a vida de estudante e a vida em Floripa, do que com a matéria a estudar. Eu até que ia bem, ficava na média.
Não. Eu não me orgulho disso. Às vezes penso que foi o maior tempo perdido, ficar fazendo uma coisa que eu não gostava... Mas por outro lado, eu gostava tanto da vida aqui, dos amigos, das experiências, e claro que aprendi alguma coisa também na facul....
Enfim tudo tem o seu ônus e o seu bônus. Mas nunca é tarde para começar! E eu tinha aquilo martelando na minha cabeça, preciso encontrar algo que eu ame fazer, que tenha significado, valor.
Depois de formada, voltei para a minha cidade natal, e fui trabalhar em uma empresa da área. Pensei, vou tentar, dar uma chance! Na mesma época comecei a praticar o Método DeRose. Foi amor à primeira aula! Aquilo me fazia tão bem, a aula era desafiadora e prazerosa ao mesmo tempo, as pessoas na escola eram tão legais, divertidas, inteligentes, as comidinhas cheias de cor, sabor e tempero...
Dessa vez, eu não fiquei esperando, tomei logo uma decisão: eu quero aprender mais sobre o Método DeRose e quero ensinar esse estilo de vida. Logo fui convidada a participar do curso de aprofundamento filosófico e formação profissional, pelo meu instrutor. E desde então já se passaram mais de oito anos trabalhando com pessoas, com reeducação comportamental, qualidade de vida e alta performance em todas as áreas.
Se você está passando por uma fase da vida em que precisa fazer uma escolha, seja de opção profissão ou em qualquer outra área, vou lhe dizer algumas coisas que me ajudam quando passo por momentos assim. Funcionam para mim e talvez possa lhe ajudar também:
Nunca é tarde para recomeçar. Gosto de lembrar os vários exemplos de pessoas que fizeram mudanças em suas vidas e não se arrependem. Se ajudar procure ler ou assistir filmes de biografias de pessoas que lhe inspiram.
Lembre-se: é a sua vida, ninguém pode vivê-la por você e se você se for, as pessoas vão sentir a sua falta, mas elas vão continuar vivendo sem a sua presença.
Escute menos as pessoas, mesmo aquelas que você ama e que lhe amam também. Escute mais o seu coração. Para isso praticar meditação diariamente. Vai ajudá-lo a manter-se concentrado, desenvolve a intuição e leva ao autoconhecimento;
Aceitar convites para sair, ir ao cinema, ao teatro, andar de bicicleta, ir a uma festa, permita-se viver novas experiências com pessoas diferentes. Nos momentos de descontração nossa criatividade aflora.
O mundo já está cheio de pessoas iguais às outras, que seguem padrões de comportamento pré-estabelecidos, ouse ser diferente. Ouse ser você. Não ligue para o que os outros vão pensar. Eles não pagam as suas contas. Agora se pagam, trate logo de construir a sua independência financeira.
Seja positivo com relação a tudo que acontecer na sua vida. Enxergar o copo cheio, no lugar do copo vazio.
Mas não demore muito para tomar uma decisão. Se algo está lhe fazendo infeliz, mude! Simples assim. Comece a exercitar esse hábito com pequenas coisas e quando você precisar mudar algo maior em sua vida será muito mais fácil!