top of page

Aprenda técnicas para melhorar o funcionamento dos intestinos: nosso segundo cérebro.

O termo “detox” está super na moda, encontramos no rótulo de vários produtos no mercado, no nome de vários sucos e em várias dietas. Acho bem válido essas modinhas que vem para promover saúde, bons hábitos, porque muitas vezes a pessoa começa um processo de reeducação comportamental por este motivo e continua no processo de construção de hábitos mais saudáveis.


Não estou aqui para julgar a modinha em si, nem para falar de sucos ou receitas, pois a minha área não é a nutrição nem a medicina, vou ficar na área das técnicas milenares que utilizo diariamente para limpar o corpo. Estas técnicas são denominadas kriyás. Um termo sânscrito que designa a atividade de limpeza e purificação das mucosas.



No ocidente estamos habituados a limpar o corpo por fora, a face visível do corpo. E da pele para dentro? Já pensou em limpar as mucosas dos seus intestinos e demais órgãos da cavidade abdominal? Em limpar a narinas e o seio maxilar? E os globos oculares?





Há milhares de anos os yôgis, que desenvolveram os kriyás pareciam já saber que o intestino é o nosso segundo cérebro. E que há uma relação íntima entre felicidade, alegria de viver, saúde e o bom funcionamento dos intestinos.




Este conhecimento milenar foi nas últimas décadas confirmado pelos cientistas que em suas pesquisas descobriram, entre outras coisas, que os intestinos são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% da serotonina, o neurotransmissor que possui papel vital na transmissão e processamento das informações e estímulos sensoriais através dos neurônios. O Dr. Helion Póvoa afirma no seu livro O Cérebro Desconhecido (editora Objetiva):

"Quando analisamos o fato de que o intestino é fundamental na formação da serotonina, nada mais é preciso acrescentar. A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino! Por isso só nos resta garantir a esse fantástico órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e felicidade."


Já deu para perceber que os nossos amigos yôgis sabiam mesmo das coisas, pois além das técnicas citadas acima, para garantir a limpeza e purificação de todos os nossos corpos (físico denso, físico energético, emocional e mental) eles também sugerem:


  • A adoção de uma alimentação livre de toxinas, a não ingestão de álcool, drogas ou fumo;


  • Observar de que forma você irá alimentar o seu corpo emocional e mental, que tipo de emoções e pensamentos você irá estimular e absorver. Afinal, muitas vezes comer uma batata frita é menos intoxicante do que ficar alimentando inveja ou ciúmes, por exemplo.


No vídeo abaixo eu ensino a realizar as contrações abdominais, que são um preparatório para executar o náuli kriyá (uma técnica um pouquinho mais avançada que requer mais domínio sobre o movimento da musculatura abdominal). Ambas as técnicas limpam os intestinos e demais órgãos da cavidade abdominal por massageamento.


Comece realizando apenas a retração profunda do abdômen, sugando o abdômen para dentro e para cima, como se quisesse colar o abdômen lá nas costas.


Faça assim: inspire profundamente, exale e contraia o abdômen, mantendo-o contraído pelo tempo que puder reter sem ar. Precisando inspirar novamente, relaxe o abdômen, e respire. Faça algumas séries estáticas, apenas essa retração profunda e algumas séries dinâmicas, contraindo e soltando, puxando e soltando o abdômen, sem respirar.


Você pode começar com 5 séries estáticas e 5 séries dinâmicas com 20 repetições. Procure realizar diariamente essas técnicas, preferencialmente ao acordar em jejum. O seu corpo vai lhe agradecer!

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Instagram - Black Circle
bottom of page