Como saber se eu estou evoluindo?
"Para atingir objetivos ambiciosos, você deve realizar amplas mudanças em diferentes níveis da sua vida e isso exige tempo, e você nem sempre perceberá de imediato quanto cresceu como resultado de seu esforço, mas isso ficará evidente de uma hora para outra. O bambu ilustra esse ponto com perfeição. Alguém planta uma semente de bambu no chão e a cobre com cinzas. Ela permanece no solo, inativa, durante quatro anos, durante os quais deve ser regada todas as manhãs. Ao final do quarto ano, a planta finalmente brota - e cresce 20 metros em 90 dias! Durante quatro anos não há como ter certeza de que a planta sobreviveu. Existe apenas a fé de que ela um dia crescerá e, por isso, deve-se continuar a regá-la." Bodo Schäfer
Ao ler este texto sobre o crescimento do bambu, fiquei pensando em como muitas vezes agimos desta forma com a relação aos objetivos na prática de Yôga. Muitos alunos ou pessoas interessadas em iniciar o treinamento me perguntam em quanto tempo conseguirão fazer aquela posição linda que virão na foto.
Sinto que ficam um pouco decepcionadas quando eu falo: vai depender do seu esforço e dedicação. Porque muitos preferem ouvir uma mentira: em duas aulas você já estará fazendo. Estamos vivendo no tempo do quero tudo pra ontem e sem esforço. Mas isso é viver uma ilusão! Porque nada acontece sem empenho e força de vontade.
O mais legal da conquista é o caminho, é aprender com cada músculo alongado e fortalecido, com as quedas, a cada respiração profunda, a cada minuto de meditação.
Além disso, as posições, os ásanas do Yôga, são apenas uma ferramenta para se conquistar algo muito mais impactante: um estado expandido de consciência, de mega lucidez e autoconhecimento, denominado sámadhi. Por isso, um praticante com cinco anos de prática diligente, isso quer dizer prática diária, ele ainda é considerado um iniciante, mesmo que ele faça as técnicas corporais mais lindas e incríveis, mesmo que ele já consiga aquietar a sua mente por alguns minutos, mas provavelmente ele ainda estará longe da meta do Yôga.
Outra decepção! Mas vamos lá, não estou aqui para massagear o seu ego e sim para lhe dizer a verdade, vamos pisotear a ignorância e encarar os fatos: se você quer mesmo praticar e adotar um estilo de vida mais saudável, vai precisar investir tempo, ter disciplina e constância em seu propósito. E mesmo quando achar que não está evoluindo, continue praticando, pois isso é sinal de que você está no caminho certo, as transformações estão acontecendo, mas num ritmo que o seu corpo consegue assimilar e metabolizar. E o mais importante, desfrute da sua prática, procure extrair prazer e satisfação das coisas mais simples e das mais desafiadoras também; e sorria, porque o sorriso torna tudo mais leve.